Publicações

Organização e decoração: quando menos é mais

Organização e decoração: quando menos é mais

Tão importante quanto uma casa bem decorada é ter uma casa bem organizada. Afinal de contas, de nada adianta gastar dinheiro contratando um bom arquiteto e investir em móveis de qualidade se você não deixar as coisas em ordem. Mas você sabia que em muitos casos, menos é mais? Para ter uma casa bonita e bem decorada, nem sempre é necessário manter todos os objetos que compramos ao longo da vida, nem ocupar o cômodo com tantos móveis assim.

 

 

Aproveitando o gancho da nova série de sucesso da Netflix, “Ordem na Casa”, estrelada pela consultora de organização Marie Kondo, nós reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a manter uma casa bonita e bem decorada sem precisar acumular aquelas coisas que não fazem mais sentido para você.

 

Não mantenha coisas que você não usa mais

Desapegar não é uma tarefa fácil. Por mais que estejamos dispostos a manter um ambiente mais clean, a verdade é que temos bastante dificuldade em nos desfazer de itens que fizeram parte da nossa vida por bastante tempo. Mas tanto na organização quanto na decoração de uma casa, tem uma dica que pode te ajudar bastante: evite manter coisas que você não usa mais. Se você percebeu que aquela estante da sala não está tendo muita serventia a não ser acumular pó, ou se você notou que aquela mesa pequena da varanda nunca é utilizada, desapegar é o melhor caminho. Vale para roupas e vale para móveis: aquilo que você não usa mais pode ser útil para outra pessoa e pode também ajudar a abrir espaço para outra peça que seja realmente interessante para você.

 

Não pense no dinheiro que gastou

Você acabou gastando um dinheiro alto naquele sofá da sala que na época parecia um ótimo negócio, mas agora ele ocupa muito espaço e não é nada funcional? Não se apegue ao preço que aquela peça custou na hora de desapegar, pense na utilidade. Dinheiro desperdiçado é dinheiro gasto em coisas que você não usa. Por mais que aquele sofá, aquela mesa de jantar, ou aquela cadeira belíssima tenham custado um pouco mais, vale mais a pena doar ou vender aquilo que você não usa mais do que ficar com uma peça parada dentro de casa. Lembre-se: ter coisas paradas dentro de casa também é desperdício de dinheiro. Para ter uma casa funcional e agradável, o melhor é ter itens que de fato sirvam ao dia a dia de quem mora lá.

 

Mantenha aquilo que de fato combine com você e a sua casa

A metodologia de Marie Kondo prega que você mantenha somente as coisas que te trazem alegria. Por isso, evite deixar na sua casa peças ou móveis que não tenham a ver com você e com a sua casa, e que não te façam feliz. Aquela poltrona que você comprou estava na última moda e é de um designer super conceituado, mas ela não faz o seu estilo? Desapegue. Você ganhou um vaso de presente e tem dó de se desfazer, mas toda vez que o coloca no centro da mesa sente que ele destoa? Doe. Manter em casa itens que não combinam com a sua decoração ou com o seu estilo acaba deixando o ambiente desagradável porque você não se sente bem em meio àquelas peças ou móveis.

 

Não insista em consertar o que não tem conserto

Muita gente insiste em manter peças antigas, e acaba tendo de apelar para reformas recorrentes, o que não é nada prático. É claro que você pode dar uma cara nova ao móvel, mas é limitada a quantidade de personalizações que você consegue fazer em uma peça antiga.  E isso serve para todos os itens que já estão há muito tempo com você, mas se quebraram ou desgastaram com o uso. Será que vale mesmo a pena restaurar? Às vezes, o que parece uma economia pode sair muito caro já que restaurar um item que você não pretende usar mais é menos vantajoso do que se desfazer e comprar algo que de fato faça sentido na sua casa. Escolhas inteligentes são o grande segredo de uma casa bem decorada e bem arrumada.

Se você quer se certificar de que os seus móveis tenham a sua cara e a da sua família, não pode deixar de visitar a Movelaria Franco. Contamos com itens de decoração para todos os estilos, além de uma linha de estofados de qualidade superior para pronta entrega e encomenda personalizada. Conheça nosso catálogo de produtos e encante-se!